terça-feira, 15 de junho de 2021

Estou cansado

Estamos na era do narcisismo em rede. Postar fotos para chamar atenção, escrever postagens apenas com intuito de chamar atenção das pessoas sobre a imagem pessoal, não responder mensagens por puro ego pessoal, tentar provar algum valor em cima de atitudes infantis e egocêntricas na frente de outros, e muitas outras coisas. As pessoas enquanto estão tão próximas, com redes rápidas e mais informações capturadas em criptografia de ponta, também estão se afastando demais. Você lembra de sair com amigos e todos eles não encostarem no celular? Mesmo para tirar fotos? Sem, pelo menos, ter o intuito de provar que estão saindo com você para outros. Provar, em rede, que estão se divertindo, e não apenas para salvar como álbum de recordação.

Se fosse tudo apenas um álbum pessoal, guardariamos em pastas do computador, ou mesmo em pastas privadas do celular. Não precisamos, realmente expor tanto nossas vidas... ou precisamos? Será que tudo é baseado na imagem que passamos para os outros, por meio de redes sociais? Por meio do nosso valor, do número de curtidas, das vezes que fomos em tantos eventos, da quantidade de contatos adicionados, das publicações impulsionadas, será que tudo isso realmente vale a pena? Qual o sentido das nossas vidas sem a nossa imagem numa bolha social?

Não somos mais nada sem nossa imagem online. O seu valor é medido na base de como és visto, e como tens uma quantidade de contatos acessando seu perfil... por isso as pessoas estão tão ansiosas. As pessoas estão depressivas, com pensamentos de auto-depreciação por comparativos. Comparamo-nos aos outros, apenas para chamar atenção de uma certa pessoa. EU QUERO FICAR COM ELA, mas existem caras melhores e mais bonitas que eu online. EU QUERO SER AMIGO DELE, mas ele já faz parte de uma bolha, de um grupo, então como eu posso entrar? EU QUERO SER MELHOR! EU QUERO TER MAIS INFLUÊNCIA!

Mas a troco de quê? Migalhas, curtidas, e provavelmente, pessoas passando uma imagem FALSA as outras de que realmente gostam de mim?

Eu fiquei doente. Eu pensei, raciocinei e parei pra analisar tantas e tantas vezes atitudes infantis e desnecessárias, apenas para ego pessoal, de conhecidos e amigos próximos. Sinto dificuldade de me relacionar, pois parece que todas são falsas e egocêntricas. Eu sinto dificuldade de puxar assunto, pois tenho medo que demore tanto pra me responder. Eu tenho dificuldade de trabalhar, pois sinto que meu trabalho não vá ser tão bem reconhecido nas redes sociais.

Eu simplesmente odeio esse século. Odeio esse século de pessoas egoístas, odeio essa época tão fútil, onde nos expomos tanto. A troco de migalhas. A troco de uma só sensação: sentir que tudo gira ao redor de sua própria imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário