segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Trecho de Moby dick

    Eu era um bom cristão, nascido e criado no seio da infalível Igreja Presbiteriana. Como poderia me unir a esse selvagem idólatra na adoração de seu pedaço de madeira? Porém o que é adoração?, pensei eu. Você supõe, Ismael, que o magnânimo Deus dos céus e da terra - com pagãos e todo o resto incluídos - poderá ter ciúmes de um pedaço insignificante de madeira escura? Impossível! Mas o que é adoração? - fazer a vontade de Deus - isso é a adoração. E qual é a vontade de Deus? - fazer pelo próximo aquilo que eu desejaria que o próximo fizesse a mim - essa é a vontade de Deus. Pois bem, Queequeg é meu próximo. E o que eu desejaria que Queequeg fizesse por mim? Ora, que se unisse a mim em minha forma particular presbiteriana de adoração. Por consequência devo unir-me a ele na sua forma de adoração; logo, devo me tornar idólatra. Sendo assim, acendi as aparas; ajudei a colocar o inocente idolozinho em posição; ofereci a ele biscoito queimado junto com Queequeg; prostrei-me diante dele duas ou três vezes; beijei seu nariz; e, tendo feito isso, nos despimos e fomos para a cama, em paz com nossas consciências e com o mundo todo. Mas não dormimos sem antes conversar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário